Início » Tratamentos
No instituto Synapse, o paciente terá acesso à diversas modalidades de Tratamentos Neurológicos que incluem um conjunto de abordagens terapêuticas utilizadas para tratar pacientes com condições que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula) e periférico (raízes nervosas, nervos e músculos).
Os tratamentos disponíveis para doenças neurológicas que o paciente terá acesso no Instituto Synapse incluem o uso de medicamentos específicos, terapias para dor e indicação de terapias adjuvantes como cirurgia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia e dentre outras.
Para o tratamento das dores de cabeça, por exemplo, são necessários, na maioria dos casos, medicamentos específicos que são indicados de acordo com as características da dor e do perfil do nosso paciente. Mas vale lembrar que a medicação é apenas uma parte do tratamento.
São necessárias também medidas não medicamentosas, que incluem, mudanças no estilo de vida, como prática de atividade física, tratamento de transtornos do sono e alimentação equilibrada. Essas práticas estão baseadas em diretrizes e com eficácia comprovada para a prevenção e controle de doenças crônicas, como o AVC e a enxaqueca. Aqui no Instituto Synapse, o paciente também terá acesso as recomendações precisas e individuais de mudanças no estilo de vida.
Além disso, os pacientes podem ter indicações de tratamento específico como toxina botulínica para enxaqueca e rigidez pós-AVC e infiltrações e bloqueios anestésicos para diversas dores, como a dor após um acidente vascular cerebral ou à neuropatia diabética, por exemplo.
Dependendo da doença neurológica e das necessidades individuais, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista e psicoterapia podem ser necessárias para controle da doença e reabilitação física, como acontece no período pós-AVC, na Doença de Parkinson e nos problemas de memória associados ao Alzheimer e ao pós-COVID.
Em resumo, o tratamento neurológico envolve uma abordagem abrangente e personalizada, que leva em conta as necessidades individuais de cada paciente. A escolha da técnica mais adequada dependerá da condição específica do paciente e das suas necessidades. O objetivo é sempre proporcionar o melhor cuidado possível e melhorar a qualidade de vida do paciente.