A enxaqueca é uma doença neurológica caracterizada por dores de cabeça intensas e frequentes, acompanhadas por sintomas como náuseas, vômitos, visão embaçada e sensibilidade à luz e ao som.
A causa exata da enxaqueca ainda não é completamente compreendida, mas acredita-se que seja devido a uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Algumas pessoas podem desencadear enxaquecas com certos alimentos, estresse, alterações hormonais, alterações climáticas, falta de sono e outros fatores.
O tratamento com Botox (toxina botulínica) é uma opção de tratamento para enxaqueca crônica, que é aquela onde o paciente tem mais de 15 crises por mês nos últimos 3 meses. A toxina é injetada em pontos específicos na cabeça e no pescoço.
O tratamento com Botox para enxaqueca é realizado, geralmente, a cada 12 semanas, com a aplicação de várias injeções em diferentes áreas da cabeça e pescoço. Normalmente, são necessárias várias sessões de tratamento para que os efeitos sejam notados, e a eficácia do tratamento varia de pessoa para pessoa.
A aplicação do Botox é um dos procedimentos mais indicados para quem sofre com enxaquecas, uma vez que é muito eficaz no tratamento, efetivo na redução de crises e age na prevenção contra as dores de cabeça crônicas. Ela atua tanto no relaxamento muscular dos grupamentos musculares que ficam muito contraídos, enrijecidos e geram dor, como também na inflamação crônica da cabeça que ocorrem pelas crises de dor.
No Instituto Synapse, realizamos a aplicação de toxina botulínica para enxaqueca utilizando o protocolo PREEMPT, que é o protocolo dos estudos que demonstraram a efetividade da toxina para os pacientes com enxaqueca. Consiste na aplicação de 155 unidades da toxina em 31 pontos distribuídos na face, têmporas, região occipital, cervical e nos trapézios, ainda podendo ser realizados pontos adicionais.
Os principais sintomas da enxaqueca incluem dores de cabeça intensas e frequentes, náuseas, vômitos, visão embaçada e sensibilidade à luz e ao som.
A toxina botulínica é usada como tratamento para a enxaqueca porque é muito eficaz na redução das crises, age na prevenção contra dores de cabeça crônicas e serve para relaxar grupos musculares que ficam muito contraídos e geram dor.
A enxaqueca crônica é um tipo de enxaqueca onde o paciente tem mais de 15 crises por mês nos últimos três meses.
O tratamento com Botox para enxaqueca é realizado, geralmente, a cada 12 semanas, com várias injeções aplicadas em diferentes áreas da cabeça e do pescoço. São necessárias várias sessões de tratamento para que os efeitos sejam notados.
Sim, a eficácia do tratamento com Botox para enxaqueca pode variar de pessoa para pessoa.
PREEMPT é o protocolo dos estudos que demonstraram a efetividade da toxina botulínica para os pacientes com enxaqueca. Inclui a aplicação de 155 unidades da toxina em 31 pontos distribuídos na face, têmporas, região occipital, cervical e nos trapézios.
Como qualquer outro tratamento, o uso de Botox para tratar enxaquecas também tem seus riscos. É importante discutir esses riscos com um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento.
O tratamento com Botox para enxaquecas é geralmente recomendado para pacientes com enxaqueca crônica, contudo, a disponibilidade e preferência do tratamento deve ser discutida com o médico para avaliação de cada caso.