Você sabe quais são os sintomas da dor miofascial? Você já sentiu uma dor persistente ou pontadas desconfortáveis em algum músculo do seu corpo?
Esses incômodos podem ser sinais da dor miofascial, uma condição bastante comum e que afeta muitas pessoas todos os dias.
A dor miofascial aparece quando os músculos e os tecidos conjuntivos, conhecidos como fáscias, ficam tensos e, por isso, acabam desenvolvendo pontos sensíveis, que chamamos de pontos-gatilho.
Esses pontos-gatilho são áreas hiper irritáveis nos músculos, que podem causar muito desconforto, assim como também pode até afetar a funcionalidade do corpo.
Os sintomas da dor miofascial podem variar bastante, dependendo da localização e da gravidade dos pontos-gatilho.
No entanto, existem alguns sintomas comuns associados a essa condição, sendo muito interessante conhecê-los para procurar ajuda quando for necessário.
Assim, neste post, vamos conhecer mais sobre quais são os sintomas da dor miofascial e como proceder quando você acreditar que pode estar sofrendo dessa condição. Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes.
O que é a dor miofascial?
A dor miofascial é uma condição que pode afetar os músculos e as fáscias do corpo, principalmente quando ocorrem tensões, lesões ou outros problemas relacionados aos músculos que levam ao surgimento de pontos-gatilho.
Os pontos-gatilho são áreas específicas e muito sensíveis dos nossos músculos, que podem causar dor localizada e dor referida quando forem afetados negativamente.
De modo geral, diversos fatores podem ativar ou desencadear esses pontos-gatilho, como tensão muscular, lesões, estresse, má postura e sobrecarga física.
E, quando são ativados, podem causar bastante dor, rigidez muscular e até limitação dos movimentos dependendo da gravidade.
Assim, podemos dizer que a dor miofascial é uma condição que envolve o surgimento de pontos-gatilho nos músculos e fáscias, causando dor localizada, referida e vários outros sintomas bem desconfortáveis para os pacientes.
Para tratá-la, é essencial receber um diagnóstico preciso sobre onde está o ponto-gatilho da dor e realizar o tratamento mais adequado para cada caso.
Principais sintomas da dor miofascial
A dor miofascial é um tipo de dor que pode apresentar uma variedade de sintomas diferentes e que podem variar de uma pessoa para outra.
Contudo, aqui estão alguns dos principais sintomas associados a essa condição e que os pacientes costumam relatar com mais frequência:
Dor localizada
A presença de dor em um ponto específico do corpo é um dos sintomas mais comuns da dor miofascial.
Geralmente, as pessoas descrevem essa dor como uma sensação de dor latejante, aguda ou de peso em uma determinada musculatura do corpo.
Dor referida
Além da dor localizada, a dor miofascial também pode causar dor referida, que é um tipo de dor localizada em uma área diferente daquela onde o ponto-gatilho está localizado.
Por exemplo, um ponto-gatilho nas costas pode causar dor no pescoço ou na região dos braços.
Rigidez muscular
A rigidez muscular é outro sintoma muito comum associado à dor miofascial.
Isso porque os músculos que essa condição afeta, podem se tornar rígidos e tensos, dificultando o movimento e causando bastante desconforto no dia a dia.
Sensação de queimação
Muitas pessoas também relatam uma sensação de queimação nos músculos afetados pela dor miofascial, como se houvesse um calor interno na região dolorida.
Sensibilidade ao toque
Como comentamos, os pontos-gatilho que são característicos da dor miofascial, são áreas hiper irritáveis e muito sensíveis nos músculos.
Por isso, quando o paciente está sofrendo de dor miofascial, essas áreas podem se tornar sensíveis ao toque ou à pressão, causando desconforto ou até mesmo uma dor bem intensa quando são pressionadas.
Restrição dos movimentos
A dor miofascial pode limitar a amplitude dos movimentos nas áreas afetadas, interferindo na realização de atividades diárias e durante a prática de esportes.
Fadiga muscular
Uma das principais características da dor miofascial crônica é a sensação de fadiga muscular persistente, quando os músculos afetados começam a se cansar mais facilmente, diminuição da resistência física.
Distúrbios do sono
Por fim, também acontece de pacientes que sofrem de dor miofascial, relatarem dificuldades em dormir por conta da dor e do desconforto.
Como consequência, a dor miofascial pode levar ao desenvolvimento de distúrbios, como insônia, por exemplo.
Como diferenciar a dor miofascial de outras dores musculares?
Diferenciar a dor miofascial de outras dores musculares pode ser um desafio, pois os sintomas dessa condição podem estar relacionados aos sintomas de dores musculares também.
No entanto, existem características distintivas da dor miofascial que podem te ajudar a realizar essa diferenciação.
Um dos aspectos a considerar é o padrão dos sintomas. Na dor miofascial, é comum observar um padrão específico de dor localizada e referida.
Isso significa que você pode sentir a dor em um ponto específico do corpo, que é o ponto-gatilho, mas também acaba sentindo dor em outras áreas do corpo distantes desse ponto.
Já em outros tipos de dores musculares, a dor tende a ser restrita à área afetada e não se espalha para outras regiões.
Outro aspecto a se considerar é a presença de pontos-gatilho palpáveis. Na dor miofascial, esses pontos são áreas muito sensíveis dentro do músculo que podemos apalpar e que exalam dor quando pressionadas.
Em outras dores musculares, esses pontos-gatilhos palpáveis não costumam se formar. A resposta ao tratamento também pode fornecer pistas para diferenciar a dor miofascial de outras dores musculares.
Isso porque a dor miofascial tende a responder a tratamentos específicos direcionados aos pontos-gatilho, como a liberação miofascial, massagem terapêutica, acupuntura ou técnicas de alongamento.
Então, se a sua dor só melhora com esses tipos de tratamentos, isso pode sugerir a presença de dor miofascial. Em outras dores musculares, a resposta ao tratamento pode variar mas, muitas vezes, apenas o uso de remédios já é suficiente.
Procurando ajuda para tratar dor miofascial? Conte com quem sabe do assunto!
Cuidar da dor miofascial nem sempre é fácil. Para ter um tratamento de sucesso, o profissional precisa saber as técnicas para identificar onde exatamente está o ponto-gatilho e como trabalhar para desativá-lo.
E é por isso que muitas pessoas passam anos sentindo dor miofascial e não conseguem ter uma melhora 100% com tratamentos convencionais.
Foi pensando nisso que a Dra. Danyelle Sadala se especializou nesse campo específico, para oferecer tratamentos eficazes e melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem com dores miofasciais.
O consultório da Dra. Danyelle Sadala se destaca não apenas pela especialização em enxaquecas, espasticidade e dores miofasciais, mas também pela variedade de tratamentos e especialidades disponíveis.
Com sua expertise nesses campos e tratamentos para atender às necessidades de todos os pacientes, podemos te ajudar a encontrar alívio e melhorar a sua qualidade de vida de uma vez por todas!