Dra Danyelle Sadala

Como os triptanos ajudam a aliviar a dor da enxaqueca

 

Quando falamos em tratamentos de enxaqueca, os triptanos surgem como ótimas opções de medicações. Por isso, trouxemos aqui, informações muito importantes de como os triptanos ajudam a aliviar a dor da enxaqueca.

Contudo, muitas pessoas não sabem como os triptanos ajudam a aliviar esse tipo de dor e qual é a importância de tê-los no tratamento.   

Se você já sofreu com aquela dor pulsante e incômoda que parece tirar a alegria do seu dia, então, você sabe o quão intensa uma crise de enxaqueca pode ser.

No post de hoje, vamos apresentar uma solução moderna e eficaz para combater esse problema: os triptanos. 

Essas incríveis substâncias têm ajudado a aliviar a dor da enxaqueca. Bem como a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que sofrem dessa condição ao redor do mundo.

Então, se você está em busca de opções de tratamentos para melhorar a sua enxaqueca, vem com a gente entender melhor como os triptanos funcionam e o que os torna uma opção tão popular no tratamento da enxaqueca. Vamos lá!   

O que são os triptanos? 

Antes de entender como os triptanos podem ajudar nas crises de enxaqueca, você precisa saber o que eles são e para que servem.

Os triptanos são um tipo de medicamento desenvolvido especificamente para tratar a enxaqueca.   

Essas substâncias surgiram no mercado nas últimas décadas e se tornaram uma opção popular para o alívio dessas dores. Afinal, costumam ser mais eficazes que os analgésicos convencionais.   

O principal objetivo dos triptanos é aliviar a dor intensa e outros sintomas associados às crises de enxaqueca, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.   

Durante a sua ação no organismo, os triptanos agem contraindo os vasos sanguíneos dilatados no cérebro, que estão sempre envolvidos nas crises de enxaqueca. 

Além disso, eles também são muito eficazes para reduzir a inflamação e bloquear a transmissão de sinais de dor nas vias nervosas.   

Uma característica importante dos triptanos é que eles são mais eficazes quando tomados logo no início da crise de enxaqueca, assim que os primeiros sinais começam a aparecer.   

No entanto, é importante ressaltar que os triptanos não são indicados para todos os pacientes. Afinal, como qualquer outro medicamento, eles têm contra-indicações e podem causar efeitos colaterais. 

Portanto, é fundamental consultar um médico neurologista para obter um diagnóstico preciso da sua enxaqueca e orientações sobre o uso correto dos triptanos. 

Quando os triptanos são indicados para tratar enxaqueca? 

Geralmente, os triptanos são medicações indicadas para o tratamento da enxaqueca em adultos. Eles são recomendados quando a enxaqueca é de moderada a grave e apresenta sintomas que afetam significativamente a qualidade de vida da pessoa.   

Além disso, os triptanos também podem ser úteis e indicados em situações em que outros medicamentos para alívio da enxaqueca, como analgésicos comuns, não foram eficazes o suficiente.   

Porém, os triptanos possuem contra indicações. Isso pode acabar limitando o uso por pacientes que apresentam certas condições médicas como, por exemplo: doença cardíaca, histórico de acidente vascular cerebral, pressão arterial elevada não controlada ou até mesmo para alguns tipos de enxaqueca, em que os triptanos podem piorar o quadro.

Como os triptanos ajudam a aliviar a dor da enxaqueca?

Os triptanos têm diversos efeitos que contribuem para o alívio dos sintomas da enxaqueca. Desse modo, os pacientes que fazem uso desses medicamentos podem se beneficiar de:  

  • Alívio da dor: os triptanos são eficazes no alívio da dor intensa associada às crises de enxaqueca, atuando sobre os receptores de serotonina no cérebro, ajudando a reduzir a sensibilidade à dor e bloqueando os sinais de dor nas vias nervosas.
  • Contração dos vasos sanguíneos: durante uma crise de enxaqueca, os vasos sanguíneos no cérebro podem se dilatar, causando dor e outros sintomas. Os triptanos também agem contraindo os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a aliviar a pressão e reduzir a intensidade da dor.
  • Redução da inflamação: além de atuarem na contração dos vasos sanguíneos, os triptanos também podem ajudar a diminuir a inflamação que ocorre durante uma crise de enxaqueca. Isso contribui para o alívio dos sintomas inflamatórios, como inchaço e sensibilidade.
  • Bloqueio dos sinais de dor: os triptanos interferem na transmissão dos sinais de dor nas vias nervosas, interrompendo a ativação dos neurônios responsáveis pela percepção da dor.
  • Alívio de outros sintomas: por fim, além de ajudar a tratar a dor, os triptanos também podem ajudar a aliviar outros sintomas comuns da enxaqueca, como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e sensibilidade ao som.

 

Enfim, por conta de todos esses efeitos, os triptanos são ótimas opções para combater enxaquecas. Afinal, eles ajudam a tratar desde a dor em si, até os demais sintomas que os pacientes possam sentir. 

Como os triptanos ajudam a aliviar a dor da enxaqueca? Agende uma consulta no Instituto Synapse!

A decisão de usar triptanos para tratar a enxaqueca deve ser apenas após uma consulta com um profissional de saúde, como um médico ou neurologista, de preferência especializado em enxaquecas.

Durante a consulta, o profissional te fará muitas perguntas detalhadas sobre seus sintomas de enxaqueca, histórico médico e medicamentos que você está tomando atualmente e com certa frequência. 

Isso ajudará a identificar se os triptanos são uma opção adequada para você.   

Além disso, o profissional de saúde também levará em consideração outros fatores, como suas condições de saúde subjacentes, histórico de problemas cardiovasculares, alergias ou qualquer medicamento que você esteja tomando regularmente. 

Afinal, esses fatores podem influenciar na segurança e eficácia dos triptanos no seu caso específico.   

Ah! E não se esqueça de informar ao médico sobre qualquer condição médica pré-existente. 

É o caso, por exemplo, de doenças cardíacas, pressão arterial elevada, histórico de acidente vascular cerebral, problemas hepáticos ou renais, gravidez ou amamentação.   

Então, para saber se você pode usar triptanos para tratar sua enxaqueca, clique aqui e agende uma consulta no Instituto Synapse com a dra. Danyelle Sadala e encontre o melhor tratamento para sua enxaqueca!

Afinal de contas, oferecemos um tratamento personalizado, levando em conta as características e necessidades de cada paciente. Então, não perca mais tempo e agende uma avaliação agora mesmo!

Artigos Relacionados

Agende uma Consulta com uma Médica Especialista