A espasticidade é um sintoma comum em pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela é caracterizada por uma rigidez muscular excessiva que ocorre como resultado de uma lesão no sistema nervoso central.
A espasticidade pós-AVC pode causar dor, redução da amplitude de movimento e dificuldades na realização de atividades cotidianas.
Aqui no Instituto Synapse realizamos o tratamento, principalmente com o uso da toxina botulínica. Ela é uma opção de tratamento para a espasticidade em pacientes com lesões cerebrais ou lesões da medula espinhal. A toxina leva a um relaxamento temporário dos músculos afetados, aliviando a espasticidade.
Ela é injetada diretamente no músculo afetado. O efeito começa a ser sentido alguns dias após a aplicação e dura em média de três a quatro meses. Após esse período, é necessária uma nova aplicação. Para melhorar a efetividade, o tratamento é guiado aqui na clínica pelo ultrassom o que permite visualização direta dos músculos e a infusão precisa onde é necessário.
A toxina botulínica tipo A é geralmente usada em combinação com outras terapias, como fisioterapia e terapia ocupacional, para maximizar os benefícios. É importante ressaltar que a toxina botulínica não é uma cura para a espasticidade e não deve ser usada em pacientes com alergia conhecida à toxina ou em pacientes com infecções na área de aplicação.
Os efeitos colaterais da toxina botulínica são geralmente leves e incluem dor, inchaço e hematomas no local da injeção.
É importante ressaltar que o tratamento da espasticidade deve ser individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada paciente. Aqui, meu objetivo é indicar e realizar o melhor tratamento para cada paciente, buscando melhorar sua qualidade de vida e reduzir a dor, melhorando a função motora e a independência nas atividades cotidianas.
A espasticidade após um AVC é um sintoma caracterizado por uma rigidez muscular excessiva que ocorre devido a uma lesão no sistema nervoso central. Pode resultar em dor, redução da amplitude de movimento e dificuldades para realizar atividades diárias.
Não há cura para a espasticidade, mas existem tratamentos disponíveis para administrar a condição e melhorar a qualidade de vida do paciente. A Toxina Botulínica é uma das opções de tratamento.
A toxina botulínica é injetada diretamente no músculo afetado causando um relaxamento temporário dos músculos e consequentemente alívio da espasticidade. O efeito começa a ser sentido alguns dias após a aplicação e dura em média de três a quatro meses.
Ela é injetada diretamente no músculo afetado. Para melhorar a efetividade do tratamento, ele é guiado por ultrassom que permite visualização direta dos músculos e infusão precisa onde é necessário.
A toxina botulínica costuma ser usada em combinação com outras terapias, como fisioterapia e terapia ocupacional, para maximizar os benefícios.
O tratamento com toxina botulínica não é adequado para pessoas com alergia conhecida à toxina ou para pessoas com infecções na área da aplicação.
Sim, os efeitos colaterais da toxina botulínica podem incluir dor, inchaço e hematomas no local da injeção. Eles são geralmente leves.
O tratamento para a espasticidade é personalizado e adaptado às necessidades específicas de cada paciente. É determinado com base no estado de saúde do paciente, seus sintomas e sua capacidade de responder ao tratamento.