Início » Nossos Exames
O exame físico neurológico, realizado no consultório, associado à história clínica do paciente já é capaz de identificar os possíveis problemas que levam um paciente a procurar um neurologista. Agende sua consulta e seus exames neurológicos.
Porém, os exames complementares, que são exames realizados através de equipamentos cada vez mais precisos, são ferramentas fundamentais que auxiliam na confirmação do diagnóstico das doenças neurológicas podendo fornecer informações valiosas sobre condições que não foram detectadas antes.
Merece destaque os exames que podem ser realizados ainda no ambiente do consultório, como os exames de ultrassonografia que em tempo real trazem informações muito valiosas e que, podem ainda no mesmo momento da consulta já elucidar o diagnóstico de nossos pacientes.
Destacam-se os exames de Doppler Transcraniano, que é um exame de ultrassom que avalia o fluxo sanguíneo cerebral e auxilia no diagnóstico da causa do AVC. Além disso, é possível fazer o Ultrassom Transcraniano, método consolidado para diagnóstico de doenças como a Doença de Parkinson.
Aqui no Instituto Synapse, realizamos 4 tipos de exames:
Ainda temos disponível para os pacientes da clínica:
Exame de bioimpedância para avaliação de composição de massa muscular e controle de perda de peso. Etapa importante no processo de reabilitação de doenças neurológicas como o AVC e controle de outras doenças neurológicas como a enxaqueca;
Poligrafia Noturna: é um exame do sono utilizada para diagnóstico e acompanhamento do tratamento de ronco e apneia do sono. A apneia do sono acomete 33% de toda a população adulta, dos quais 90% permanecem sem diagnóstico. Ela afeta a qualidade de vida com comprometimento da memória e dificuldade de concentração, e está diretamente ligada a uma série de doenças, como doenças cardíacas, AVC, depressão, diabetes, e muitas outras.
Outros exames que o neurologista pode solicitar em sua prática clínica, a depender da indicação, é o Eletroencefalografia (EEG), exame neurológico comum, que avalia a atividade elétrica do cérebro para identificar distúrbios como epilepsia, lesões cerebrais e transtornos do sono. A Ressonância Magnética (RM) e a Tomografia Computadorizada (TC) são exames de imagem utilizados para avaliar estruturas cerebrais, vasos sanguíneos e outras partes do sistema nervoso. Eletroneuromiografia (ENMG), que avalia a função nervosa periférica e muscular, e o teste do líquido cefalorraquidiano (LCR), que avalia o líquido cefalorraquidiano quanto a sinais de infecções, inflamações e câncer.
É importante destacar que cada exame neurológico tem suas próprias indicações e limitações, e o médico responsável deve avaliar o histórico clínico do paciente antes de solicitar qualquer exame.