Você já sentiu aquela dorzinha chata que parece vir diretamente dos seus músculos? Se sim, é muito provável que você esteja sofrendo da chamada dor miofascial. No post de hoje, vamos conferir quais são as causas da dor miofascial, sintomas e muito mais!
Mas o que exatamente causa essa dor que costuma incomodar bastante no dia a dia? É sobre isso que vamos comentar no post de hoje, enquanto conhecemos um pouco mais sobre o que é essa dor e como ela pode impactar a nossa vida.
De forma geral, a dor miofascial ocorre quando os pontos sensíveis dos nossos músculos, chamados de pontos de gatilho, ficam muito tensos e doloridos.
Esses pontos estão presentes em diversas partes do nosso corpo e são os responsáveis por desencadear dores referidas, ou seja, dores que ocorrem em uma região diferente daquela em que o ponto de gatilho se localiza.
Sabemos que esse tipo de dor pode ser muito ruim e atrapalhar bastante as atividades diárias.
Por isso, decidimos preparar esse texto para te contar um pouco mais sobre ela, as causas que costumam desencadear esse tipo de dor e algumas dicas de como melhorar. Então, acompanhe tudo com atenção!
O que é a dor miofascial?
Antes de conhecer mais sobre as principais causas da dor miofascial, é muito importante entender melhor o que é essa dor.
Trata-se de um tipo de dor muscular crônica, que podemos sentir em diferentes partes do corpo. Esse tipo de dor ocorre por conta da presença de pontos de gatilho, que são algumas áreas tensas e doloridas nos nossos músculos e na fáscia.
Os pontos de gatilho podem se formar por uma variedade de fatores. Eles se caracterizam por serem super sensíveis ao toque e podem causar desconforto localizado, ou irradiar dor para outras áreas do corpo, mais conhecida como dor referida.
Além disso, outra característica da dor miofascial é que ela pode variar em intensidade, podendo ir desde um desconforto leve, até uma dor intensa e que chega a ser debilitante para o paciente.
Além da dor, os pontos de gatilho podem causar outros sintomas que, geralmente, são associados à dor miofascial. Dentre eles estão: rigidez muscular, fraqueza e restrição nos movimentos do corpo.
Quais são as causas da dor miofascial?
Como comentamos anteriormente, a dor miofascial pode ter diferentes causas. Portanto, não existe um único motivo para o seu desenvolvimento.
Porém, existem alguns fatores principais que podem contribuir para que ela acabe surgindo em partes do nosso corpo, sendo os principais:
- Pontos de gatilho ativos que causam dor localizada no músculo afetado, ou episódios de dor referida em outras partes do corpo;
- Lesões musculares como distensões, rasgos ou traumas, que podem desencadear o desenvolvimento de pontos de gatilho;
- Estresse emocional e físico que contribui para desencadear tensão muscular e, consequentemente, para o surgimento da dor miofascial;
- Atividades repetitivas que levam à sobrecarga muscular e ao surgimento de pontos de gatilho;
- Falta de alongamento e exercícios;
- Distúrbios posturais, e
- Distúrbios do sono.
Principais sintomas da dor miofascial
A dor miofascial costuma ser bem característica. Isso contribui, inclusive, para um diagnóstico mais fácil e rápido do problema. Dessa forma, não é necessário realizar diversos exames antes de iniciar o tratamento.
De modo geral, alguns dos principais sintomas que se associam à presença de dor miofascial em algum músculo do corpo são:
- Dor localizada: a dor localizada das dores miofasciais, geralmente, é descrita como uma sensação de aperto, queimação, pontada ou dor latejante, que pode ser constante ou não.
- Dor referida: a dor miofascial também pode causar dor referida, o que significa que o paciente pode sentir a dor em outras partes do corpo, distantes de onde o ponto de gatilho está localizado.
- Rigidez muscular: a presença de pontos de gatilho pode levar a uma sensação de rigidez muscular na área afetada pela dor miofascial.
- Fraqueza muscular: a dor miofascial também pode levar à fraqueza nos músculos afetados, assim como à dificuldade em realizar atividades físicas.
- Dor ao toque ou pressão: os pontos de gatilho são sensíveis ao toque e à pressão. Então, quando se trata de uma dor miofascial, ao pressionar ou massagear essas áreas, é comum sentir uma dor intensa
- Restrição de movimento: a presença de pontos de gatilho e a dor miofascial costumam causar restrição nos movimentos na região afetada.
- Fadiga muscular: é comum que a dor e a tensão muscular associadas à dor miofascial, levem à fadiga muscular mais rápida durante a atividade física.
Vale a pena ressaltar que os pacientes podem relatar mais de um sintoma quando estão sofrendo com dores miofasciais. E os sintomas também podem variar de acordo com o músculo que foi afetado.
Dicas para melhorar a dor miofascial
Ninguém merece ficar sofrendo com dores musculares o dia inteiro, não é mesmo? Principalmente no caso da dor miofascial, que pode ser bem debilitante.
Se você está sofrendo com dores miofasciais e ainda não conseguiu ir ao médico, separamos aqui algumas dicas para colocar em prática que podem te ajudar a amenizar os sintomas. Confira!
Aplique fontes de calor ou frio
A aplicação de fontes de calor ou frio na área afetada com compressas de água, pode proporcionar alívio temporário da dor miofascial.
Experimente fazer uma aplicação por cerca de 15 a 20 minutos algumas vezes ao dia.
Pratique alongamentos suaves
Realizar alongamentos suaves também pode ajudar a relaxar os músculos tensos e aliviar a dor miofascial.
A dica para que os resultados sejam bons é se concentrar em alongar os músculos ao redor dos pontos de gatilho por cerca de 30 segundos, repetindo algumas vezes ao dia.
Faça exercícios de fortalecimento
Exercícios de fortalecimento muscular podem ajudar a reduzir a dor miofascial. Afinal, eles fortalecem e estabilizam os músculos ao redor dos pontos de gatilho.
Mas, nesses casos, é essencial consultar um fisioterapeuta para ter acesso aos exercícios certos para o seu caso.
Utilize técnicas de relaxamento
Práticas de relaxamento como respiração profunda, meditação, ioga ou tai chi, podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular. Dessa forma, promove o alívio da dor miofascial.
Massageie os pontos de gatilho
A massagem nos pontos de gatilho é uma ótima estratégia para ajudar a liberar a tensão muscular e, assim, aliviar a dor miofascial.
Você pode usar seus dedos, polegar ou uma bola de massagem para aplicar pressão nos pontos sensíveis.
Mas comece sempre com uma pressão mais suave e comece a aumentar aos poucos para evitar a piora do quadro.
Evite atividades que desencadeiam a dor
Tente identificar quais atividades ou movimentos específicos agravam a dor miofascial que você está sentindo e tente evitá-los ao máximo, pelo menos até que você comece a receber um tratamento médico adequado.
Contudo, mesmo com essas dicas para melhorar dores miofasciais, é indispensável que você busque tratamento profissional, principalmente se a dor for constante e começar a piorar com o passar do tempo.
Um médico especialista pode fornecer um diagnóstico mais preciso do seu problema e indicar técnicas avançadas de tratamento, como terapia manual, acupuntura ou liberação miofascial, conforme for necessário.
Encontre o tratamento certo para a dor miofascial no Instituto Synapse
Agende uma consulta com a dra. Danyelle Sadala e fique livre da dor miofascial!
No Instituto Synapse, você encontra o melhor tratamento para a dor miofascial. Afinal de contas, temos uma equipe altamente capacitada, sempre pronta para te ajudar! Basta agendar uma consulta!